quarta-feira, 25 de junho de 2008

Entendendo a área 2

Devia ter falado disso antes dos materiais, mas agora já foi.

Primeiro: o scrapbooking normalmente dedica-se a guardar fotos. Os temas são familiares, mas tb podem ser sociais.
Em função desse guardar, vem a preocupação com a composição dos materiais. Sempre ressalta-se a necessidade de comprar materiais livres de ácido e lignina, pois amarelam as fotos;

Segundo: além de guardar, ele registra a memória, por isso é importante a parte do "journaling", ou seja, sempre colocar local, data e nome da atividade, e se possível registrar os sentimentos, pessoas presentes e fatos relacionados ao evento.

Terceiro: título da página. Ajuda muito a transmitir a mensagem que se pretendia quando a página foi feita.

Por enqto é isso!
bjs

Materiais básicos

Vamos para a prática?

Primeiros materiais a adquirir:
-Papéis (livres de ácido e livres de lignina, pois evitam que o papel amarele com o tempo) - dica: compre papéis com desenhos variados, mas não se esqueça de sempre comprar o lisos, principalmente branco e preto, mas tb cores q vc vá usar mais. Ex. tenho um filho pequeno, então, tb é legal comprar uns amarelinhos, azulzinhos...
-Tesoura - atualmente ainda uso uma convencional da tramontina, mas é bom separar uma ou duas tesouras para seus trabalhos artesanais, pq as colas dupla-face grudam na tesoura... Ainda não comprei nenhuma tesoura especializada, então não sei se valem mesmo o investimento. Dizem as profissinais que sim!
-Estilete - tenho um com ponta giratória, que uso no gabarito de tags redondas, mas uso para tudo. Agora comprei um estilete normal para cortar as retas.
-Base de corte ou cutting mat - base onde vc fará todo seu trabalho, inclusive corte;
-Cola livre de ácido - importante, pois garante a preservação dos materiais usados. Caprichar tanto para ver depois tudo estragado... eu realmente prefiro comprar essa cola;
-Fita dupla face livre de ácido;
-Fita banana dupla face livre de ácido, para dar dimensão aos trabalhos.

Segunda lista:
-Carimbos de alfabetos - pelo menos um grande para títulos de impacto e um pequeno tradicional para textos;
-Carimbos de doodles - de formas arredondadas para enfeitar a página;
-Carimbos de journaling - para criar espaços onde serão escritos os textos.
-Carimbeira livre de ácido - cores mais usadas: preto, marrom e branco. Eu particularmente comprei uma bem grande com diversas cores... AMEI! hihihi
-Furadores - de círculos, quadrados e se quiser, círculos e quadrados com babadinho... muito lindos. Eu só tenho de círculos. Quanto aos de formas, aí vai da sua necessidade, mas vá com calma pq são muitos... normalmente usamos bastante de flores;

Atualmente estou nesse estágio... parei minhas compras por aqui, mas tem um mundo de coisas para comprar!! To doidinha por elas... mas depois passo para vcs.

Bjs!

Entendendo a área

O Scrapbooking é uma arte muito difundido nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra.
Outra característica é que existem diversas modalidades que variam conforme os materiais e formas de fazer:
*Tradicional: artesanal, feito manualmente com materiais da área;
*Digital: feito no computador;
*Scrapdecor: uso de materiais de scrap em peças decorativas ou funcionais, que também recebem o nome de "altered projects".

Pelo fato de ter nascido nos EUA, a comunicação, a linguagem usa muito o inglês e siglas e acrônimos, por isso encontramos muitos Glossários relacionados ao tema.
Comecei em abril, ou seja, agora são 2 meses de prática e existem diversos termos que ainda não entendo e que não estão nos glossários... Mas ainda assim vou passar alguns links para começarmos o estudo:
-ScrapDiary (fórum);
-Scrapbook Brasil (fórum);
-DigiscrappersBrasil (fórum);
-Rota do Papel (loja);
-Scrapjackie (loja);
entre outros.

Outra característica interessante é a formação da comunidade. São pessoas muito unidas, antenadas e com boa formação pessoal, profissional e financeira. Adoram tecnologia e se comunicam muito por meio de comunidades virtuais nacionais e internacionais, usam muito blogs, tem bom trânsito com o mercado internacional.
Creio que tudo isso contribuiu muito para tornar o scrapbooking no Brasil ao nível de arte, pois considero os trabalhos delas todas, maravilhoso!

Outra nota interessante é que as scrappers vivem em diferentes regiões e conhecem-se pela internet, então, sempre que podem, participam de eventos como "crops" (encontros para fazer scrapbooking), feiras (como a Mega Artesanal e Brasil Scrapbooking Show) ou ainda curso e seminários, que normalmente são promovidos pelas lojas e possuem diversas dimensões, como o que passou agora: Scrap Extravagance (q custa muito, mas ao que tudo indica, vale muito a pena) Até eu me empolguei para o ano que vem!

Quanto as compras, faço tudo online, pq não tenho facilidade nem tempo de ir a lojas físicas (apesar de morar em SP), mas vejo que muitas compram tb diretamente dos EUA... um dia tb vou ver como funciona... hehehe

Bom, creio que é isso!
Espero que esteja ajudando vcs!

Encontrei um link de um ppt bem interessante descrevendo o mercado do scrapbooking no Brasil. Um trabalho apresentado pela scraper Nana Sayão.

Scrapbooking para mim

Inicialmente fiquei na dúvida se criaria um blog específico para scrapbooking, afinal eu "mantenho" outros dois blogs... no entanto, achei que seria melhor separar, afinal não são todos os interessados em scrap que estão interessados em outros aspectos de minha vida... assim sendo, esse blog é destinado ao caminho que irei percorrer, buscando aprender novas técnicas, novos produtos, novas formas de usar produtos convencionais e como nós podemos tentar não gastar muito nessa arte tão maravilhosa, mas um pouco cara...

Muito dessa caminhada será uma tradução do que eu for lendo e coletando por aí e espero poder ajudar a muitos que gostariam tb de iniciar, mas não sabem exatamente como.

Abaixo o texto sobre o blog, que também traduz a forma como estou sentindo o scrapbooking em minha vida:
"Um novo caminho, uma nova experiência... trilhando passos em direção ao auto-conhecimento, a auto-estima e a realização pessoal por meio da arte do Scrapbooking, do estudo, da descoberta de si mesmo e da prática do belo e do sereno.
Scrapbooking é uma arte voltada a contar histórias pessoais, de família, de vida por meio de fotos e acessórios de modo a transmitir o sentimento e a emoção de cada valioso momento em nossas vidas...
Creio ter encontrado um bom caminho para mim... Vamos percorrer juntos?"

Espero que gostem do blog e que ele seja útil às pessoas interessadas.
Bjs!