domingo, 11 de julho de 2010

Quadrinho Mixed Media - quase um PAP! ;-)

Olá!! Boa noite!
td bem?

Hoje estou aqui para mostrar meu segundo quadrinho Mixed Media... e um quase PAP dele... Quase porque eu não sabia fazer direito e esqueci de tirar fotos dos processos e fui tirando foto só dos efeitos que fui conseguindo conforme ia fazendo... hehehehe

Aproveitei e fui descrevendo meu processo criativo. Normalmente parto da idéia, queria fazer um quadro usando retalhos de papéis (estou empenhada em diminuir minha caixa de retalhos), com o tema amor e usar técnicas de mixed media.

Ia fazer um quadro para minha irmã, usar somente dois passarinhos, mas como eu estava testando o tamanho, acabei cortando mais dois passarinhos menores... Então me veio a cabeça fazer sobre minha família, que agora somos 4!

Sempre que penso em família me lembro de árvore, não tem jeito! Então o quadro deveria ter uma árvore e por consequência, graminha, flores, céu azulado.

Partindo daí lembrei dos vídeos que posto aqui e usei dois deles para me inspirar e me ensinar como fazer os efeitos esperados:
-Vídeo 1: a Lucy Edson fez dois quadrinhos em base de madeira para a Crate Paper;
-Vídeo 2: a Lucy Edson fez uma tela na qual ela costurou uma árvore que ela fez bem livremente (Parte 4 do vídeo Art Quilt). Como eu não poderia costurar por ser uma tela, apenas colei as folhas.
-Aula da Luzinha de Mixed Media vendida pelo Scrap Diary na feira de scrap do ano passado para fazer o background, carimbar florzinhas, etc.

Aqui o resultado final:

Um detalhe especial da árvore que fiz inspirado na Lucy Edson e na Luzinha! ;-)

Lista de materiais usados:
-1 tela pequena que comprei na Kalunga (não precisa ser tela cara porque a gente passa muitas camadas em cima)
-Retalhos de papel
-Gesso acrílico
-Pincel (o meu é um condor n. 18)
-Pincel fino para pintar aquarela e moldar a massa de modelagem (q fiz tb sem estêncil)
-Carimbeira Stazon Marrom
-Carimbeira Distress Ink frayed burlap
-Aquarela (pode ser lápis de cor)
-Alfabeto My Little Shoebox - mini alphabet sticker
-Alfabeto Jenni Bowlin preto
-Adesivo Darling Accents Thickers American Crafts
-Adesivos Sassafras
-Renda
-Botão rosa (usei 3 porque só tinha 3, mas usaria mais um ou dois para completar hehehe)
-Bit Color Pistache
-Textura Massa de Modelagem
-Carimbo de fundo - o meu é um poema japonês da Hero Arts
-Carimbo de flor Scrap Diary
-Estêncil (o meu era um antigo papel de fundo de feltro adesivado)
-Tinta spray azul
-Tinta spray verde
-Tinta acrílica rosa e verde (não sei o nome exato das cores pq ainda estou usando as tintas de kits que comprei do SD no ano passado)
-Tinta relevo cobre
-Lenço umedecido
-Papel toalha
-Fita de papel kraft (veio em um presente.. hehehe não sei onde compra)
-Fita de organza vermelha com bolinhas

Protótipo de passo a passo:
1.
Passei uma camada de gesso acrílico na tela para fazer a base e acabei colando os retalhos de papel dessa forma mesmo, sem usar cola ou gel medium... Depois reparei que algumas pontas descolaram, então, somente nessas áreas colei com cola mesmo.
As cores que escolhi tem predomínio de rosa, azul, verde, branco e amarelo.
Eu queria que esse fundo aparecesse, mas no final... hehehe Não obtive muito sucesso, mas... tudo bem, gostei do fundo que fiz.

2. Passei uma camada de gesso acrílico para dar uma uniformizada no fundo, mas acho que meu gesso estava meio duro! hihihi Eu misturei o gesso, mas mesmo assim ficou bem esbranquiçado!
3. Queria que as cores do fundo aparecessem, então peguei um lenço umedecido de bebê e tirei o excesso de gesso... Eu queria tirar mais só que o papel ficou úmido demais e começou a descamar...

4. Com os dedos mesmo passei o rosa nos cantos para deixá-los mais escuros e fui "puxando" a tinta para o centro usando o lenço umedecido.

5. Como muito rosa me enjoa... hahahaha Peguei o papel que eu tinha guardado de um feltro adesivado que tinha forma de corações e usei como máscara. Dei uma "sprayzada" com azul turquesa e com esse mesmo papel de corações que estava com sobra de tinta spray, carimbei-o no canto esquerdo inferior.
Coloquei a folha de papel toalha em cima para retirar o excesso de tinta.

6. Carimbei esse background de poema japonês com Stazon marrom para dar mais texturas.

7. Carimbei com tinta acrílica verde em baixo para fazer uma graminha...
8. Colei a renda bege embaixo para dar um toque a mais, mas achei muito apagado por isso passei um pouco de tinta verde em cima para destacar.

9. Colei essa fita de papel marrom que veio em um presente para fazer a moldura. Eu estava achando que tudo estava livre demais... por isso colei essa moldura. Para destacar um pouco e atenuar o ar rústico, passei um pouquinho de uma tinta glitter cobre em cima.
Ah! Também carimbei um pouco mais de florzinhas verdes porque achei que estava muito baixo e não iria aparecer.

10. Primeiro teste de montagem:
11. Passei carimbeira marrom no papel que fiz o tronco da árvore para destacar e delinear a árvore. Aproveitei e testei colocar um borboletinha para ver como ficaria...

12. Oba! Aqui lembrei de tirar foto de como fiz as folhas. Primeiro cortei as folhas livremente, molhei levemente e dei uma "sprayzada" de tinta verde no plástico, passei as bordas das folhas nessa tinta para demarcar o contorno e por fim, amassei de novo passando no que tinha restado de tinta no plástico.

13. Aqui a árvore já montada e com botões. Vocês verão que mudei a disposição da florzinha...
Como achei que a borboleta com um recorte estava meio sem graça, cortei e colei duas borboletas iguais para dar mais efeito 3D. Colei 3 para dar o efeito de triângulo e achei que estava bom porque senão ficaria muito cheio.

14. Achei que ainda não estava boa a parte inferior... Faltando cor, textura, então colei um adesivo da sassafras no canto direito inferior e passei textura massa de modelagem tanto com estêncil quanto livremente com pincel. Em seguida colei as bolinhas verdes em cima dando um pouco mais de forma ao matinho que eu queria criar.
Confesso que deu trabalho, mas gostei porque deu a cor que estava faltando ao quadro.

15. Colei novamente os passarinhos e o novo arranjo de flores, usei um adesivo sassafras de formato oval para fazer a "cama" onde iria colar as flores e a fita que fiz num estilo meio channel. hihihi O botão verde tb é adesivo.


16. Por último e a parte mais demorada foi o título e o journaling. Eu ia fazer o quadro somente com o journaling porque era a mensagem que eu queria passar, da minha felicidade com a nova formação da minha família, mas... não sei se é mania de scrap, mas achei que estava faltando título... Na verdade, faltando algo para chamar a atenção para o quadro e a mensagem que eu queria passar.

Para vocês terem uma idéia comecei o quadro no dia 23 e terminei mesmo, me dei por satisfeita somente no dia 10 de julho... hihihi Sou lenta né. Mas passei muito tempo pensando em como fazer esse título e o journaling.

Comecei pelo journaling e como era um texto um pouco longo, decidi que deveria fazê-lo com letras pequenas e eu só tinha uma cartela com adesivos pequenos de alfabetos. Pensei no dymo, mas achei que ia ficar muito pesado...

A saída foi fazer o título a mão e pintar. Como eu acabei de comprar uma aquarela, testei duas alternativas:

1. Escrevi e destaquei as palavras que queria com um retangulo ao redor dessas palavras. Pintei com aquarela vermelha para destacar as palavras. Como as tiras estavam muito brancas, carimbei com a Distress Ink - cor Frayed burlap e pinguei um pouco de água ao redor para diluir a cor e ficar mais suave. Passei uma a uma as tiras do journaling... aff que trabalhão! hihihi
Para eu usar a carimbeira Distress Ink eu lembro de ter visto um monte de vídeos que postei aqui que a Jennifer McGuire fez para o two peas in a bucket.

2. Escrevi novamente o texto e pintei com aquarela as palavras que queria destacar, mas dessa vez usei duas cores, vermelho e amarelo. Nas palavras comuns usei azul. Eu tinha gostado e tinha até colado, usei fita banana para destacar essas palavras que pintei de cor vermelha e amarela, mas... ainda não tinha chegado ao ponto que queria...

Voltei à idéia de título e pensei que deveria ser curto, mas ao mesmo tempo impactante.
Usei a cartela de letrinhas pequenas e um coração adesivo da Thickers.
Aí vi que estava muito over... Deixei o título como pretendido e retornei a idéia número 1, mais discreta! hihihi

Enfim, esse foi o resultado.

Espero que tenham gostado e desculpem o texto imenso, mas... queria também descrever o processo de criação desse quadrinho!

Bjss e comentem o que acharam desse protótipo de PAP, pois foi o meu primeiro!

Por falar nisso, professoras de scrap, vcs são o máximo sabiam? Como dá trabalho fazer PAP!! hahaha
Bjsss

terça-feira, 6 de julho de 2010

Técnicas de spray, art journal - vídeos

Olá!! td bem?

Eu muito fã mesma da Lucy Edson! Qdo ela publica algum vídeo venho aqui para reproduzir, pq sempre vale a pena!
Tb gosto muito da Bethany Kartchner e Donna Downey... ehehehe fácil gostar delas ne?

Espero que gostem tanto qto eu gostei!
Bjs e bom proveito!

Lucy Edson - Doily Masking Technique using Shimmerz Vibez and Spritz


Lucy Edson - Shimmerz Paints and Dressmaker Tissue


Bethany Karchner - Shimmerz Product Comparison: Licorice Spritz vs. Before Dawn Vibez


Donna Downey - inspiration wednesday - art journal - pátina, carimbo

inspiration wednesday 6 30 10 from donna downey on Vimeo.

inspiration wednesday 6.23.10 from donna downey on Vimeo.


Untitled from donna downey on Vimeo.



inspiration journal 7/8/10 from donna downey on Vimeo.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Weekly Gratitude Junho

Olá,
td bem?
Postando meu Weekly Gratitude de Maio!
Fiz os dois primeiros rapidinhos e depois os últimos do mês.
Parece fácil, mas está sendo um grande e maravilhoso exercício de identificar a beleza de muitos momentos de minha vida a cada semana!
Sinceramente não é fácil mantê-lo, mas recomendo a todos que tiverem interesse, pois nos faz pensar em muitas coisas boas que temos e que esquecemos de ressaltar.
Minha intenção é mandar imprimir todas essas fichinhas que fiz e formar um álbum do weekly gratitude para poder ver e rever sempre e me relembrar de quantas coisas maravilhosas aconteceram em minha vida em um ano!
Bjsss