sábado, 4 de maio de 2013

ARTIGO - E quando a motivação/inspiração vai embora?

Oláa!!
Td bem com vcs?

O tema de hj reflete bem o que ando passando e o que andei observando em alguns fóruns (aqui, aqui e no Fb do SD) por aí e que isso se repete de tempos em tempos... A falta de motivação, inspiração, vontade de fazer scrap!!! Ahhhhh????? Como isso é possível????

Sim, infelizmente é verdade. Talvez isso aconteça com scrappers que já estão há anos praticando ou que simplesmente viram seu tempo minguar totalmente, ou que sentem-se impelidas a sempre fazer projetos estonteantes aos olhos de todos, ou ainda, que estão tão mergulhadas em tendências e produtos (inclusive com os "scrap-cantos" entulhados de material), e não sabem por onde começar...

Para esse artigo estou usando como base alguns artigos dentre os quais destaco esse e essa série.

Para começar, gostaria de fazer uma reflexão, básica, que sempre está muito viva em nossa mente quando começamos a fazer scrap, porém que algumas vezes se perde por estarmos tão convictas de algumas metas, que deixamos de atender às nossas necessidades básicas que originaram nossa dedicação ao scrap:

1. Por que você faz scrapbook?
Resgatei meus motivos ao fazer uma apresentação no meu curso de inglês e consegui identificar uns 10 motivos... Você faz scrap para:
  • Documentar sua vida;
  • Lembrar das pequenas coisas, momentos especiais;
  • Compartilhar sua visão, perspectiva;
  • Expressar sua veia artística;
  • Gastar seu tempo com a família sem estar com família;
  • Preservar suas fotos de uma maneira significativa, de forma criativa;
  • Focar nos acontecimentos, pessoas e momentos que realmente valem a pena.

  • Saber seus motivos, seus objetivos, faz com o que você consiga centrar seus esforços neles. Se o tempo anda curto, então use-o de maneira que suas razões e porquês sejam atendidos. Parece óbvio não? Mas o dia-a-dia não faz esquecer deles...



    Que tal você focar em si mesma agora e fazer essa listinha de razões e torne seu scrapbook mais significativo para você mesma!

    2. Conheça a si mesmo!!! hehehe
    Está parecendo livro de auto-ajuda? hahahaha Tão óbvio quanto o primeiro, não? Pois é...
    O quero dizer com isso?

    A Alice Boll publicou 4 perfis que coincidem com 4 personagens de livro Alice no País das Maravilhas. (Não é mera coincidência a metáfora dela ;-) ) Vamos ver?

    Scrapbooker #1. The Speedster aka The White Rabbit - A Apressada(o) ou Rápida(o)
    Você é o tipo de scrapper que cria páginas maravilhosas em meia hora? Você tem um destino (objetivo) e o realiza sem se preocupar demais com pequenos detalhes. Tem a estória que quer contar em mente, as fotos prontas para o uso. Ocasionalmente se preocupa em transmitir sua estória com todo o seu potencial

    Scrapbooker #2. The Artist aka The Cheshire Cat - A(O) artista
    Sua preocupação ao produzir um projeto atem-se mais aos detalhes, produtos, tendências e técnicas artísticas e você boa em transmitir sua mensagem usando a arte.

    Scrapbooker #3. The Distracted aka The Mad Hatter - A(O) distraida(o)
    Você é um tipo distraído que mal consegue iniciar um projeto e já inicia outra atividade e que passa mais tempo olhando os materiais e "inspirações" do que realmente fazendo scrapbook.

    Scrapbooker #4. The Perfectionist aka The Queen of Hearts - A (O) perfeccionista
    Você se preocupa em não fazer coisas apenas boas, mas fazê-las sempre perfeitas. Todas alinhadas, com o número de produtos, cores e texturas conforme o planejado. Você precisa encontrar em seus materiais os itens perfeitos para seu projeto e não pode concluí-los se não os tiver e o tempo de finalização não é importante porque os projetos tem que ficar perfeitos.

    ACEITE quem você é! Por mais que esses perfis possam parecer caricatos, o conhecimento e a aceitação de seu modo de ser pode ser uma alavanca para resolver e se preparar para contornar possíveis dificuldades que encontremos no desenvolver de nossos projetos.

    Pense se vc se incomoda de alguma maneira com o tipo de perfil que tem, o tempo que dispõe e proponha mudanças, saia de sua zona de conforto e tente coisas novas.

    3. Estabeleça metas (realistas) do que você quer fazer e em quanto tempo;
    Seja realista quanto a suas metas no scrap! Vc reparou no que eu disse? Sim, nós temos metas para scrap e pode ter certeza que nós normalmente não somos realistas ao estimá-las. Queremos fazer muito scrap! Queremos pertencer aos mais badalados DTs, queremos ser professoras, queremos ter loja de scrap, enfim, nos esquecemos de nossos compromissos e que scrapbook é hobby para 99% de nós. Dessa maneira, nos frustramos ao não atingir essas metas, naquele tempo determinado. Liste todos os projetos e distribua conforme o tempo que tem. Esse cálculo mínimo já dará uma noção do que vc realmente conseguirá realizar, considerando que você pode levar em média de 1 a 2 horas para finalizar um projeto (calcule a sua média. No texto da Alice ela calculou 2,5 horas).

    Ao calcular sua lista X tempo médio que leva para realizar o projeto / por 365 dias... você pode ter a surpreendente idéia de que precisará fazer scrapbook todos os dias para cumprir com suas metas!! Ou.... diminuir a lista de metas de scrapbook (Veja a conta da Alice aqui).

    Ao repensar o que fica na sua lista de projetos, pense nos seus motivos para fazer scrapbook e vc tem real noção do que vale a pena ser feito e...

    4. Conscientize-se de seu processo criativo e do processo de fazer scrapbook;
    Sempre pensamos que fazer scrapbook tem apenas a ver com sentar e realizar seu projeto, porém muitas etapas estão envolvidas como:
    • Tirar fotos;
    • Editar fotos;
    • Imprimir fotos;
    • Comprar materiais (melhor parte ;-) );
    • Anotar, verificar anotações de dados importantes que gostaríamos de transformar em projetos;
    • Ler revistas e blogs;
    • Buscar inspiração nas galerias;
    • Pensar em como será seu projeto antes de sentar para fazê-lo.
    Tudo isso faz parte do scrapbook e tendo em mente a sua lista de projetos que quer fazer, levar em consideração em todas essas fases que falei acima. Por exemplo, se um dos seus objetivos é fazer Project Life:
    • Tire fotos de seu cotidiano, do que come, de momentos em que estão compartilhando e confraternizando;
    • Foque a edição das fotos (tamanho e tratamento da foto inclusive) nos tamanhos dos plásticos, pensando na disposição de fotos e quais ficarão juntas para dar um look mais harmonioso;
    • Encontre um serviço de impressão ou se organize para imprimir de modo que não atrase muito seu projeto, se semanal ou mensal, ou da maneira que se propôs a fazer. Já imprima no tamanho correto para não ter trabalho adicional de cortar fotos que estejam no tamanho errado;
    • Compre materiais que vai usar nesse projeto. Mantenha o foco, compre papéis que já tem o tamanho dos bolsinhos ou journaling tags especialmente feitos para esse fim; Nessa etapa, pense numa paleta de cores que se complemente e ao comprar materiais já o faça com essa paleta em mente;
    • Anote tudo o que você quer escrever no seu PL;
    • Direcione sua leitura para temáticas de como melhorar seu PL, como se organizar, etc.;
    • Direcione sua busca por inspiração a projetos que agreguem riqueza ao seu PL, pois repetir a mesma receita sempre tende a cansar os olhos e acabar com a inspiração... Foque para não "perder" muito tempo vendo lindezas por aí;
    • Considerando que o PL tem um design repetitivo, já vá pensando em como fazer cada um dos "bolsinhos" e quando dar uma espairecida e fazer um projeto mais livre para dar um refresco para a mente! ;-)
    5. Encontre mais tempo;
    • Envolva sua família no processo de criação do projeto. Peça a seus filhos, marido e familiares para escreverem o journaling dos projetos, ensine seus filhos para ajudar nos preparativos de enfeites e carimbadas... ;-) Principalmente se forem pequenos, eles vão amar!
    • Deixe seu material organizado e a mão; Carregue um caderno para anotar fatos importantes;
    • Estabeleça uma rotina para fazer scrapbook (de manhã, depois dos filhos dormirem...);
    ,

    Como se divertir com scrap?
    Uma dica fantástica: Identifique no seu processo criativo o que vc mais gosta, técnicas, materiais, e concentre a maior parte do seu tempo para scrapbook nessa atividade!

    Aproveite que já se conhece e deixe seu material organizado de modo que seja de fácil acesso a tudo o que você gosta de usar!



    6. Desafie-se;



    Mesmo que vc não esteja sentindo-se inspirada, continue fazendo, busque sketches, desafios, enfim, não se deixe levar por essa força invisível que acaba nos paralisando...

    E já finalizando, vamos ver um videozinho:


    A Jennifer Wilson deu algumas dicas para começarmos a nos tornarmos scrappers felizes!
    1. Ela sabe exatamente quais produtos tem!
    2. Administra sua culpa, aceita que não consegue fazer scrap de tudo e que talvez, faça, por exemplo, um scrapbook não cronológico;
    3. Ela aceita ser única e abraça sua história, observa e admira a produção de outras, mas ao sentar para produzir, observa seus sentimentos e os expressa por meio de sua arte;
    4. Não leva o scrapbook tão a sério assim.


    Conclusão, se tudo o que foi falado acima for mais uma camisa de força para a sua motivação e criatividade...  a Jennifer Wilson nos apresenta um videozinho singelo:


    1. Não coloque datas, simplesmente entre de cabeça no projeto e leve o tempo necessário para terminá-lo.
    2. Assegure que vc está se divertindo com o projeto. Se você identificar que isso não traz prazer, deixe-o de lado para fazer em outro horário ou não refazer o projeto.
    3. Coloque amor, envolvimento em seu projeto. Quanto mais fizer isso, mais satisfeita ficará com o resultado.

    Bom... acho que é isso! E aí? Vamos seguir em frente? Se quiserem, venham comentar e trocar experiências! ;-) Bjsssss e muito obrigada!