quarta-feira, 16 de março de 2011

Mini guia de compras de materiais de scrap para iniciantes

Oláaa!! Tudo bem com vcs?

Estou fazendo este post devido ao pedido das minhas amiguinhas da Oficina de Scrapbooking que ministro na BIREME e acredito que será útil para outras pessoas que estão iniciando na arte do scrap.

Os materiais usados para fazer scrap tem algumas características especiais e o objetivo do seu scrap é que vai ajudar a definir o tipo de material a ser usado, esclareço: se o objetivo for guardar a memória de sua família, os materiais tem que ter características especiais como ser acid free e lignin free, mas se o objetivo for só hobby, terapia, expressar sua veia artística, o preço unitário de alguns materiais pode baixar porque vai deixar de pensar em preservação do material, mas o leque de produtos pode aumentar consideravelmente. ;-)

Simplificando bastante, o material livre de lignina e ácido e com qualidade para arquivo (no caso de canetas, tinta baseada em pigmentos ou canetas permanentes) é usado para que seu scrapbook dure por anos e anos a fio mantendo o aspecto de quando foi criado e serve principalmente para guardar a memória, preservar as suas lembranças. Nesse rol de produtos temos a grande maioria dos papéis de scrap, colas, fitas adesivas, canetas, etc.
Confesso, após 3 anos de scrap ainda caio em muita compra desnecessária e é por esse motivo que estou escrevendo esse post, para tentar evitar compras que sejam decepcionantes (pq assim como eu, são muitas as pessoas que compram pela internet) ou ainda, estão querendo comprar ferramentas caras que só vão descobrir se são necessárias posteriormente quando descobrirem seu perfil de scrapper.

Bom, chega de blá blá blá.
Vamos a uma listinha básica - os preços foram pesquisados em fev. de 2011:
  • 1 tesoura de ponta fina para cortar detalhes (depende da marca mas se for da TeC por volta de R$ 15,00) 
  • 1 rolo de fita dupla face livre de acido (marca nacional TeC - R$ 2,70 ou R$ 8,00 - dependendo da metragem) 
  • 1 rolo de fita dupla face livre de ácido para efeito de relevo ou 3D (fta banana - mesma marca - R$3,30) 
  • 1 cola para scrapbook - R$ 12,00 
  • 1 estilete 
  • 1 régua de metal 
  • 1 base de corte R$35,00 - tem gente q usa vidro como base
  • 1 cola pano, se vc gosta de usar fitas e tecidos - R$ 2,60 - não é acid free
  • 1 relevo incolor para fazer destaques nas estampas e para colar os botões. A Cá usa o relevo para colar tudoooo! - tb não é acid free
  • 1 carimbeira marrom para fazer acabamento dos papéis e para ... carimbar! ;-)
  • 1 caneta preta!

Dicas antes de comprar:

Papéis: recomendo comprar papéis brancos para servir de base para seus LOs e utilizar os papéis com padrões para fazer as camadas e recortar as imagens que tem interesse.

Esse layout tem muitos retalhos de papel e tinta! Só isso! E é um dos meus preferidos! ;-)

Outra coisa importante: comprar papéis coordenados da mesma linha, que significa que quando você gostar de um papel, comprar mais dois ou três da mesma marca e coleção para coordenar e sempre que possível, comprar papéis dupla face porque duplica os desenhos né!

A escolha desses 3 ou 4 papéis podem ser:

-1 ou 2 papéis dupla face com padrões básicos para servir de base para o layout e para fazer as camadas de pepael (pode ser de cor única, texturizado (tipo tela, bolinhas ou desenhos em relevo) ou ainda com padrão básico como bolinhas ou xadrez);
-1 papel com journaling cards (cartõezinhos);
-1 papel de tiras ou bordas;
-1 papel com desenhos maiores para recortar e enfeitar a página.
Exemplo:


E grosseiramente falando, vejam aí o resultado de uma página feita com essa base da compra:
Fonte: todas imagens, bem como o LO são da Pink Painslee e a coleção é Daily Junque.
Credits: the images are from Pink Paislee website. Layout by Rebecca Ross

Padrões básicos como poás, listras, xadrez, folhas de caderno e grids são bastante fáceis de combinar.

Eu tenho gostado muito de comprar papéis que tem bordas ou journaling cards como esse da Pink Paislee que tem verso amarelo e abaixo os da Crate Paper:

(as duas faixas horizontais são somente um zoom no padrão do papel)

Agora vejam o uso desses papéis em um LO:
Credits: Crate Paper collection Emma's Shoppe. Layout Jaime Warren

A scrapper usou uma faixa do papel de bordas e outras tiras de outros papéis e ainda usou os journaling cards para servir de tapete para as fotos e fazer diversas camadas de papéis e cores que aumentam o interesse pela página.

A escolha do papel com imagens para recortar vai depender da sua temática mais constante: eu por exemplo, tenho filhos pequenos e minha temática principal para comprar papéis são: computadores, jogos, super heróis, bicicletas, carrinhos, etc.
Tesoura: 
Na prática, comecei no scrap com uma tesoura comum da Mundial e somente há pouco mais de um ano comprei uma tesoura de bico fino baratíssima (R$10,00) na Zhau Sai e no final do ano passado comprei uma honey bee que não gruda cola por pouco mais de R$30,00 numa promoção.

Sendo assim, já sabem, quem sou eu para recomendar compra de honey bee ou cutter bee né, comprem uma de bico fino ou usem as que já tem em casa até ver que realmente querem continuar a fazer scrap! ;-)

Fitas adesivas e colas:
Ultimamente ando usando materiais especiais (livre de ácido e lignina) somente quando o item ficará em contato com a foto, assim sendo, uso muito cola pano, cola comum (de rótulo azul, no caso de fazer capa para álbuns), relevo transparente, etc.

Mesmo assim, acredito sim que é necessário comprar fita adesiva dupla face, fita banana e cola de scrapbook pq você sempre vai precisar, no entanto, tenha perto de vc outras colas para usos específicos como a cola pano e o relevo transparente, pois para mim são material básico.

Qto a fitas dupla face comuns, não compro, mas usaria somente no caso de fazer as capas de álbuns, como aconteceu com a feita com o disquete.


A fita crepe nacional uso somente para projetos mixed media, fazer background, mas em cima ou em baixo da foto, confesso que ainda tenho pudor com relação a isso. Não uso a não ser que faça um tapetinho para proteger a foto do contato direto com a fita. A masking tape e washi tape acredito que sejam livre de ácido, principalmente se for feita por empresa da área.

Recentemente comprei uma cola de uso universal que lembra aquela Helmar usada pela Donna Downey, mas acredito que ela seja ácida sim! Usei para fazer um altered de porta-chaves (esse do post anterior), então não teria problemas, mas agora gostei, acho que vou usar para colar os enfeites mais pesados, que normalmente são colados com glue dots (que nunca comprei por achar caro... hehehe).

Img: CK


Régua de aço e Estilete

Confesso que quase não uso porque eu uso trimmer. Também comprei na Zhau Sai, mas atualmente vejo alguns modelos mais baratos e que são portáteis.

Quanto a régua e estilete, eu tenho, uso pouco porque não tenho talento para isso, mas tem muita scrapper profissional que só usa isso! Então o jeito é tentar e ver no que dá! É que sinceramente, eu não consigo usar isso direito, entorto tudo! hehehe

Ah! Quanto ao trimmer, é importante saber que praticamente não há material para repor os itens que desgastam, ou seja, não é fácil encontrar lâminas e borrachinhas para reposição. A marca que mais vejo esses produtos são da Cutterpede. As outras, quase nenhuma tem. Então pense nisso quando for comprar.
Ah! Já vi muita gente usando régua de patchwork! Achei bem legal para quem gosta de fazer tudo exatinho, retinho, ok. Se eu fosse assim, compraria uma desse tipo pq me parece mais fácil de fixar, segurar.

Base de corte: item realmente necessário, mas tem gente q usa vidro como base, ou ainda, um monte de jornais, mas para quem vai fazer sempre, ou pelo menos uma vez por semana, acho que vale a pena o investimento.
Por volta de R$35,00

 
Carimbeiras: Por fim as carimbeiras! Acredito que seja material básico somente a carimbeira marrom e a preta pq o uso delas para fazer o acabamento das páginas, no meu ponto de vista, faz toda diferença num projeto de scrap.
Como o uso básico é esse, recomendo a compra de uma bem baratinha da marca Pretty Colors.
 
Ferramentas:
Se fosse pensar em material básico, não compraria nenhuma ferramenta agora porque você não sabe se vai usar para mais frente, mas acredito que a primeira ferramenta que você queira comprar seja a crop-a-dile, que nada mais é que um furador e aplicador ilhós!
Issso mesmo! Serve para isso! Se fosse hoje, acho que teria comprado só agora, mas vcs sabem né... a ferramenta é tão fascinante! hihihi Só que comprei sem ver com as mãos, literalmente! Daí não me adapto a ela, pois minha mão é pequena e não consigo segurar direito as hastes do alicate! Enfim, não comprem agora.
Para as meninas da BIREME, por favor, é só me avisar que eu trago para vcs usarem ok.
 
Bom, em princípio é isso!
Bjks e espero ter ajudado vcs!
 
P.S. Álbum 30,5X30,5! Atualmente não vivo sem álbum de scrapbook pq é onde guardo meus LOs, mas quem não sabe se vai continuar, acredito que não valha a pena comprar agora, até porque é caro! O álbum mais barato que já comprei até hoje custava R$40,00 e foi numa promoção, senão, a maioria dos albuns custa a partir de R$60,00!
 
Se eu fosse você, comprava uma moldura 30,5 x 30,5! hehehe Custa de R$20,00 a R$30,00 e você deixa em um local a vista da família e quando você enjoar, troca o layout e guarda junto com os outros layouts que vc tem!
Quando estou sem álbum, pelo menos o plástico do album eu tenho, então coloco numa sacola grande dentro dos plásticos para não danificar ou amassar os layouts.
 
E por fim, se vc não quer nem gastar com a moldura, corte uma caixa grande no tamanho do layout e cole-o na parte detrás dele. Não é a melhor solução, mas com certeza é a mais barata e cumpre a intenção de mostrar a sua arte dentro da casa!
 
P.S. 2: CANETAS!!
É muito importante comprar uma caneta permanente! Atualmente uso bastante duas: caneta preta ponta fina ZIG Millenium e a branca, Unibal signo gel, que escreve branquinho como a neve! hehehe
Afinal, como escrever nossas memórias maravilhosas sem caneta???? Item de primeira necessidade, hein!
Agora é fim! ;-) Bjks
 
Para quem quiser saber mais sobre materiais de scrap indico o artigo da Lu Veras, que inclusive ilustrei com imagens dela.
-Características especiais dos materiais de scrap!

Qdo tiverem tempo, dêem uma lidinha nesses posts da Flávia! Estão muito bons mesmo!

11 comentários:

littleli disse...

muito bem explicadinho, muito bom!Ah, se alguém tivesse feito um desses há 5 anos atrás, eu teria evitado tanta compra desnecessária... bjkas!

Bárbara Uehara disse...

Amei Susu... Essa lista vai ajudar muito a nós iniciantes.

Beijim...

Georgia Visacri disse...

My God, isso não é um mini-guia, é uma enciclopédia inteira, Sueli! Super bem explicado, serviço de utilidade pública :) :)

Obrigada pela visita no meu blog e pela dica. Eu procurei na goodies, mas só achei umas de chipboard de 12cm. Não é bem o que estou procurando, mas a busca continua :) :)

bjs, mais uma vez, obrigada e um ótimo final de semana para você

Unknown disse...

Querida Sueli, amei o post!!

Super detalhado, bem explicado e extremamente útil, porque quando somos iniciantes não conhecemos as coisas e ficamos na maior dúvida sobre o que comprar.

Com certeza vou indicar no meu blog!!! ;o)

Parabéns!!!

Anna Elisa disse...

Querida Sueli, amei o post!!

Super detalhado, bem explicado e extremamente útil, porque quando somos iniciantes não conhecemos as coisas e ficamos na maior dúvida sobre o que comprar.

Com certeza vou indicar no meu blog!!! ;o)

Parabéns!!! (Agora com o perfil certo!! hehehehe)

PatiScrap... disse...

Oi Sueli! Que linda a página do seu filhote, adorei os retalhos de papel que vc usou, a imagem com tinta, as fotos e o título, tudo perfeito!!! Essa sua lista de compras é maravilhosa, cheia de marcas e papéis lindos! Adorei tudo por aqui, viu!
Obrigada pelo recadinho carinhoso na galeria do Yummy's, viu! Bjinhos!

john morrison disse...

Olá flor, estou indo a SP no mês de maio e vi em alguns blogs e inclusive no seu, as meninas comentando sobre essa loja Zhau Sai, ela vende no varejo ou só no atacado com CNPJ?
Se for pode ser qualquer CNPJ?Preciso muito comprar uns furadores e canetas por lá!!

Bjim!!!

caminho da beleza e da sabedoria disse...

oi John, td bem?
Então, qdo fui ainda vendiam para pessoa física, mas tinha que gastar uns R$200,00... o que diga-se de passagem, é muito fácil!
Oq fiquei sabendo é que atualmente é necessário ter CNPJ e o indicado seria CNPJ De papelarias e lojas de presentes, mas tente com o seu, quem sabe dá certo.
bjss e boa sorte!

Unknown disse...

Olá meninas!

Trabalho com convites em scrap, e como a venda de material de scrap não é foco da minha empresa, estou vendnedo por preços bem abaixo do mercado.

Confiram!

www.maricotafotografias.com.br 
contato@maricotafotografias.com.br
(71)3013-0231

Daniella Moreira disse...

Adorei as dicas!! Ja desisti de comprar algumas coisas!! Na verdade preferi começar comprando os furadores ai não cheguei a ter "prejuizo". O que aprendi é que marca faz diferença sim, comprei um furador de ja quebrou!!! Eu estava quase comprando o Crop-a-dile e agora desisti pq tenho a mãe pequena tambem!! kkkk Muito obrigada!! Show de bola suas dicas.

Daniella Moreira disse...

Adorei as dicas!! Ja desisti de comprar algumas coisas!! Na verdade preferi começar comprando os furadores ai não cheguei a ter "prejuizo". O que aprendi é que marca faz diferença sim, comprei um furador de ja quebrou!!! Eu estava quase comprando o Crop-a-dile e agora desisti pq tenho a mãe pequena tambem!! kkkk Muito obrigada!! Show de bola suas dicas.