segunda-feira, 18 de julho de 2011

Idéias para usar retalhos e sobra de papel - tiras - atualizado

Olá! Td certinho?

Digam aí, quem não tem em casa uma caixa CHEIA de retalhos de papel?
Se você não tem, parabéns! Significa que vc é uma pessoa muito organizada quanto ao seu fazer scrap porque sempre se preocupa em usar todo material que sobra das suas páginas e kits que compramos e melhor ainda, sabe planejar seu scrap de modo a usar assim que possível todo o material que comprou!
Conheço uma pessoa meio assim, a Megui! Vcs repararam que qdo ela faz scrap ela usa loguinho aquele pedacinho na mesma página ou nas páginas seguintes? Legal né! Qdo crescer quero ser assim!

Enqto esse dia não chega... hihihi Vejam algumas diquinhas de como usar seus scraps, retalhos, leftovers, seja lá como v0c chama isso! ;-)
Por falta de uma, tenho duas caixas de retalhos, estou me concentrando muito em fazer diminuir essa montanha e andei angariando idéias de o que fazer com essas sobras.

A idéia é usá-los tanto para fazer páginas, minis, altereds, cartões, tags, art journal, enfim, vou juntar aqui tudo quanto é tipo de coisinha linda que eu achar e que use muito retalho!

Estamos numa época muito boa para isso pq está completamente na moda o uso de diferentes tiras, quadradinhos (grids), furadores, que dao um toque todo especial aos projetos selecionados.

Esse é o primeiro post relacionado a esse tema, mas com certeza farei outros de modo a sempre trazer idéias novas sobre o uso dos famosos "scraps", "leftovers" que temos em casa.

Hoje vamos abordar as tiras mais compridinhas de papel e como podemos usá-las:

1. Bordas para emoldurar sua página!

Olhem essa borda da Lisa Truesdell, enquadrou o layout e deu um charme incrível!

Olha essa borda da Emily Pitts para Studio Calico! Showww de bola! Linda mesmo! Como ela usou cores contrastantes e vibrantes, optou por foto preto e branco.

2. Tiras para trazer cor e dimensão à sua página!
Outra bordinha muito charmosa!

Missing My Baby by Kerry Lynn Yeary for JBS Mercantile

Olha só o que a Jen Jockisch fez para o Studio Calico! http://studiocalico.typepad.com/studio_calico/2011/07/4th-anniversary-challenges.html

3. Trazer o foco do "leitor" para o que interessa e "restringir" delimitar o foco!
A Becky Novacek usou tiras bem fininhas para fazer um sanduíche de tiras e trazer o olhar do "leitor" para o foco da página, a foto.

Olha que interessante esse layout da Melissa Mann para Elle's Studio, é um grid feito com janelinhas de chipboard, mas ela usou masking tape para delimitar a área de design e focar no que interessa. Ela usou masking tape (estilo fita crepe com estampa), mas poderia ter usado tiras de papéis que temos em casa.



4. Emoldurar a foto (como no item 3, isso realmente traz o leitor para o que interessa na página né!)
Abaixo a Lisa Dickenson para Elle´s Studio fez esse sanduíche com várias tiras bem coloridas! Ficou maravilhoso né e o truque funciona mesmo!

Bordinha inferior para destacar a sua foto!
Becky Novacevik

Agora olha que interessante essa idéia!
Molduras são para emoldurar fotos? hehehe
A Tina Asgmus criou uma moldura e estrapolou seus limites criando um layout com design realmente marcante! AMEI né! Vejam detalhes aqui: http://studiocalico.typepad.com/studio_calico/2011/07/sunday.html

5. Servir de tapete para a foto

Quando for usar tiras de papéis bastante coloridos e com estampas diversas que possam não combinar muito entre elas, veja que ela usou uma base branca, repetiu tiras dos mesmos papéis, passou spray  em um tom contrastante e usou retalhos de papéis para cobrir os números nos tons usados nas tiras e por fim usou uma costurinha que "ligou" todo colorido de estampas e texturas de modo que desse unidade ao layout.

De volta a Karen Krumberg: Amo todas as costurinhas que ela faz! Prende as borboletinhas, sublinha o título (que normalmente são enormes) e dá o acabamento às várias tiras de papel que foram usadas para compor a base para a foto.
 Usar o furador de bordas nas tiras e dispô-las de forma harmoniosa! Destaque para o adesivo no qual ela colocou a data: ela cortou em duas parte e deu destaque com um botton! Definitivamente fisgou o nosso olhar para o foco (a foto).
Usar as bordas dos papéis para fazer camadas e mais camadas! Além disso, fazer as famosas florzinhas no estilo sanfoninha.

6. Criar um bloco de interesse:
Aqui a Doris Sander usou base branca, tiras de papéis em 3 cores (azul, amarelo, rosa), usou repetição de elementos como os babados marronzinhos, passou spray rosa e amarelo para dar unidade e como o layout ficou um pouco cheio, colocou uma moldura no gatinho para destacar o foco do layout. Nesse exemplo ela passou spray após ter colado grande parte do layout.

Olha essa página aqui... Deslumbrante!


7. Fazer um background diferente!
Olha isso...
A Kaori deu show aqui né! Usou tiras lindas de papel colorido, deu mais unidade com umas camadas de tinta branca... Enfim, ficou um sonho e deu um up no cinza!

Olha que xadrez lindo feito pela Celeste Smith! Ela usou várias tiras coloridas e costura e criou um background xadrez totalmente demais!

8. Criar bandeirinhas e embellies!

 Sabem essas bandeirinhas que a Jennifer Chapping usou? Elas são printables produzidas pela Elle's Studio, mas bem que podemos produzí-las em casa com os nossos restinhos de papel! Podemos até tentar copiá-las com o uso de várias tiras, carimbos, costuras... vai ficar lindo!

Olha que encantador essas bordinhas scallop e as casinhas da Jill Sprot! Dá-lhe retalhinhos!
Mas o que eu queria que vcs vissem é que dá para fazer mil enfeites com tiras de papel! Desde flores até corações, pássaros, enfim, é soltar a imaginação e criar em enfeite único para a sua página!

Sabe qdo vc ama muito uma scrapper? Sim, amo muito a Donna Downey! Infelizment não fui no curso que teve dela aqui no Brasil, mas olha só...

Q tal fazer caules charmosésimos com nossas tirinhas? hehehe AMEI!


9. Você também pode usar como linha para seu journaling ou tapete para título e journaling!
Shoe Girl by Becky Novacek for JBS Mercantile


Esse layout é parecido com o anterior, mas o título tb está sobre as tiras. Para mim é como se vc estivesse fazendo um chão para o título e o journaling, mas pelo artigo original, ela fala sobre guiar a visão do leitor. Tb é ne! ;-)
Strong and Content I Travel The Open Road by Doris Sander for JBS Mercantile
10. Fazer uma borda escalonada:
Jasper by Amy Kingsford for Get It Scrapped


Que bordinha fofa que a Amy fez né! Mas confesso que amei o conjunto! Tinta azul como base, foto redonda dentro de moldura retangular... Enfim, a composição ficou maravilhosa como o conjunto inteirinho, sem tirar nem por!


11. Faça um patchwork na sua página!
Acho que essa deve ser uma das primeiras coisas que todo mundo pensa qdo tem tiras de papel em mãos!  Fazer patchwork! Mas o que achei interessante nessas páginas é a forma como esse patchwork foi empregado.
Nesse primeiro caso ela fez um background para a foto!
Lisa Dickinson

Olha que cute cute essa página!

A Joy Madson fez várias cruzinhas fofas que deixaram o trabalho totalmente charmoso! Veja em http://studiocalico.typepad.com/studio_calico/2011/07/4th-anniversary-challenges.html


Olha esse "patchwork" ou "quilt" (não sei o nome certo...) que a Jéssica fez como guest designer do blog da Tara Anderson! Lindo né! Tem PAP!

Outra idéia que lembra patchwork, mas é um zigue zague ou chevron, que... by the way, está totalmente na moda agora!


Layout by Michiko para Crate Paper!
Agora vejam essa página da Caroline Ikeji que eu não sei nem onde colocar! hahaha
http://studiocalico.typepad.com/studio_calico/2011/07/4th-anniversary-challenges.html
Mistura total de tiras e pedaços maiores de papel!! Tão lindo! Tão colorido!!

Agora olha essa página da Megui, não é um espetáculo?
Ela usa muita borda decorada pronta, como da Sassafras, usa muito furador para fazer tiras e mais tiras de papel que aumentam o interesse para a página e chamam a atenção para as fotos e também usa tiras de papel para fazer o journaling!

O jeitinho dela fazer scrap é único e a identidade das páginas dela são incríveis! Todo mundo sabe que é uma página da Megui só de olhar, não é verdade?

Ah! Tem esse vídeo da Shannon Stidwell para o Two Peas que é muito bom! É sobre como usar aqueles adesivos de borda, mas que podemos adaptar tranquilamente para nossas tirinhas não adesivas! hehehe




Esse artiguinho é baseado no maravilhoso site chamado Get It Scrapped da Debbie Hodge e ele se concentra muito em design! Acredito que vcs vão amar! http://debbiehodge.com/2011/03/12-ways-to-use-paper-strips/
Bjss e espero que tenham gostado!

P.S. Demoro tanto para produzir meus artiguinhos que esse aqui já estava nos meus rascunhos desde Abril! hahaha Bjss

Mais idéias fofas do que fazer com suas tirinhas de papel! Bjsss

ATUALIZAÇÃO:
Vídeo super show da Jennifer McGuire para fazer chevron ou zigue zague:

5 comentários:

Patrícia disse...

Adoro seus artigos!
Sempre trazendo coisas bonitas e criativas pra inspirar a gente!
Obrigada, Su!
Beijoca.

butterfly disse...

Muito bom! Não demora tanto assim pra postar... é bom ver que, com a caixinha de retalhos, podemos criar várias coisas e ter um artigo assim ajuda e muito nas composições!!! bjk

Titima disse...

Gostei muito, Su!!!! Belas idéias...
Eu, uma humilde iniciante, já tenho 2 caixas de retalhos!!!!!!
Bjñs,
Ana

Scrapbykit disse...

Não é a toa que eu gosto de tudo q vc escreve. É uma aula. Agora estou indo viajar, mas quando voltar vou ler tudinho, anotando. Obrigada por tanta dedicação.
Sabe, ontem a noite eu estava justamente tentando dar um fim nos meus retalhos. Além de todos aqueles normais, eu ainda tenho um monte de folhas recortadas na Cricut. Vou até me inspirar em vc e tentar escrever algo. Qdo corto formas na Cricut, sempre sobra alguns retalhos na folha, entre as formas cortadas, então eu pego furadores q tenho e vou aproveitando. Tenho dó de jogar fora, aproveito tudo. Agora fico sempre querendo um furador novo p aproveitar os restos da Cricut....kkkk!! Uma coisinha q fiz e achei legal (não é novidade) foi pegar os restos do trabalho q estou fazendo e colocar em um saquinho. Daí sempre q uso estes papéis ou cores parecidas eu coloco no saquinho (pequeno) e junto coloco um cartão branco. Depois é só decorar usando os retalhos! Mas nunca é suficiente, claro!!
Bjim e até breve
Flávia

angela rauen disse...

Olá Sueli, amei seu blog, pois estou começando no scrap e as dicas que vc deu para os novos são ótimas. Bjos