quarta-feira, 25 de junho de 2008

Entendendo a área

O Scrapbooking é uma arte muito difundido nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra.
Outra característica é que existem diversas modalidades que variam conforme os materiais e formas de fazer:
*Tradicional: artesanal, feito manualmente com materiais da área;
*Digital: feito no computador;
*Scrapdecor: uso de materiais de scrap em peças decorativas ou funcionais, que também recebem o nome de "altered projects".

Pelo fato de ter nascido nos EUA, a comunicação, a linguagem usa muito o inglês e siglas e acrônimos, por isso encontramos muitos Glossários relacionados ao tema.
Comecei em abril, ou seja, agora são 2 meses de prática e existem diversos termos que ainda não entendo e que não estão nos glossários... Mas ainda assim vou passar alguns links para começarmos o estudo:
-ScrapDiary (fórum);
-Scrapbook Brasil (fórum);
-DigiscrappersBrasil (fórum);
-Rota do Papel (loja);
-Scrapjackie (loja);
entre outros.

Outra característica interessante é a formação da comunidade. São pessoas muito unidas, antenadas e com boa formação pessoal, profissional e financeira. Adoram tecnologia e se comunicam muito por meio de comunidades virtuais nacionais e internacionais, usam muito blogs, tem bom trânsito com o mercado internacional.
Creio que tudo isso contribuiu muito para tornar o scrapbooking no Brasil ao nível de arte, pois considero os trabalhos delas todas, maravilhoso!

Outra nota interessante é que as scrappers vivem em diferentes regiões e conhecem-se pela internet, então, sempre que podem, participam de eventos como "crops" (encontros para fazer scrapbooking), feiras (como a Mega Artesanal e Brasil Scrapbooking Show) ou ainda curso e seminários, que normalmente são promovidos pelas lojas e possuem diversas dimensões, como o que passou agora: Scrap Extravagance (q custa muito, mas ao que tudo indica, vale muito a pena) Até eu me empolguei para o ano que vem!

Quanto as compras, faço tudo online, pq não tenho facilidade nem tempo de ir a lojas físicas (apesar de morar em SP), mas vejo que muitas compram tb diretamente dos EUA... um dia tb vou ver como funciona... hehehe

Bom, creio que é isso!
Espero que esteja ajudando vcs!

Encontrei um link de um ppt bem interessante descrevendo o mercado do scrapbooking no Brasil. Um trabalho apresentado pela scraper Nana Sayão.

Nenhum comentário: