quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pesquisando Mixed Media!! - Atualizado

Oieee meninas,
td bem?

Ando meio vidrada num tema meio obscuro para mim ainda... hehehe
É o Mixed Media!!

Afinal isso é scrapbook? Isso é arte? Quais as principais técnicas utilizadas? Quem são as principais representantes? Quais são os materiais usados? Quais são os produtos nacionais correspondentes aos importados? Eles são mesmo correspondentes? hehehe

Particularmente ando amando essa minha pesquisinha... descobrindo cada dia um pouco mais... e como eu gosto das coisas dinâmicas e rápidas, conforme vou descobrindo, vou publicando e atualizando mais tarde e, se conseguir corpo para outro post, faço outro! Para dizer a verdade, esse post aqui já comecei a fazer faz um tempão!!! e só agora estou postando!

Bom, chega de blá, blá, blá e vamos lá!
Além das minhas pesquisinhas habituais na internet, a Patri me ajudou indicando alguns nomes!! Obrigada viu Patri!

Bom, começando pelo começo:

O que é mixed media?
Em uma definição simples e literal, a arte de misturar diferentes tipos de mídias, materiais em um mesmo trabalho.
Dependendo do tipo de material usado, também pode ser chamado de assemblage art (assemblagem), que é uma colagem tridimensional.

O mais comum dos mixed media são as colagens livros alterados, objetos alterados, cartões de arte (ATC and ACEO), art journals, arte em tags, cartões manuais,livros feitos a mão usindo uma grande variedade de meios e suprimentos não usuais.

Quem são as(os) artistas que realizam trabalhos de mixed media?
Sem querer colocar rótulo em ninguém visto que são todas artistas e fazem de tudo, desde mixed media até scrap digital ou outras coisinhas mais! ;-)

Baum... falando de brasileiras, das que eu "conheço" são: Superstar Luzinha Folch, Patrícia Oliveira, Lari Albernaz, Gilvania Jussara, Renata Pacheco, Olímpia Hunt, Cyn Vilela, Adliz, Fê Argoud e parece que a Rô Philipsen tb faz algumas coisinhas... hehehehe E... parece que a Gê Visagri tb fazia... é que tanto a Patri qto a Gê estão mexendo bastante com digital agora né.

Internacionalmente:

Kelly Rae: totalmente apaixonada pela Kelly! Comecei a ler o livro dela... aiaiaiai q sensibilidade! que leveza!! Além da beleza da arte dela, a proposta dela ao fazer arte é muito legal! Sei lá eu gosto desse tipo de coisa assim que usa a arte tb para passar mensagens, fazer sua terapia... scrap para mim acaba sendo o "meu" momento... então acho lindo os desenhos delicados dela e toda experiência de vida que ela tenta passar pela arte que ela faz!





Suzi Blu: gente, como estou escrevendo em português... heheheh vou falar... hehehehe Achei essa moça hilária!!! hahahha Vcs tem que ver os vídeos tutoriais dela!! Ela é um super talento, mas é muito engraçado, ela faz caras e bocas!! daí fiquei pensando se isso era coisa de gente artista, mas por outro lado, é muito preconceito meu pensar isso né... Só sei que ela é muito talentosa, mas que os vídeos dela são engraçados, ah isso são!!!





Paulette Insall: pelo que pude conhecer dela ela gosta muito de fazer esse portaits, assim que se fala? Ela é meio o estilo da Kelly, mas tem cores mais vivas.




Donna Downey: a Donna é outra que faz um trabalho lindo, com cores realmente que eu amo! E tb sempre tem uma msg super legal!

Ela tem um evento que estou morrendo de vontade de ir mas acredito que vá ficar para depois... hehehehe







Claudine Hellmuth: o negócio dela é a técnica de colagem! Ela tb tem uma linha gigantesca com produtos para mixed media! heheheh Achei maravilhoso o trabalho dela!
Além disso ele é estilo único! maravilhoso! hehehe

Eu achei que a Claudine fosse artista de artista de mixed media pq vi um vídeo promocional dela e usava muitas técnicas! heheheh Como disse a Patri, depende, né, talvez em alguns casos ela use mais técnicas e em outras só colagem mesmo... heheheh vou ver se recupero esse vídeo! bjs New
Emily Falbconbridge: eu tb a conheci a pouco tempo, num desses livros de scrap... agora esqueci o nome mas deve ser da Autunm Leaves... eerr nao sei! Nossa, que artista maravilhosa, né! Tem cada coisa linda!! Em um post sobre inspiração eu coloquei alguns trabalhos dela em tela... totalmente demais!








Michael deMeng: artista de assemblage (Colagem tridimensional). Eu confesso que não é muito da minha preferência não... hehehe acho meio escuro, e junta várias coisas, pedacinhos de coisas numa escultura. Acredito que seja mais minha praia mexer com papel mesmo... hehehehe

Tem uma artista bastante particular... ela chama-se Milliande e tem um site chamado Milliande Art & Creativity Help Guides Online.
Esse site dela é muito legal! Tem vários materiais para auto-estudo!!! Vale muito a visita!!!

Acho que a Patri não deve ter enxergado que coloquei a Milliande aqui pq não coloquei nenhum trabalho dela... hehehe vou pesquisar um bem legal e volto para postar aqui! bjs New

A Ali Edwards gosta de fazer Art Journals, o q é tb algo muito inspirador!

Tb nesse quesito Art Journals, deem uma olhadinha na Kelly Kilmer! Tem cada um lindo!!

Bom... eu sei que tem um monte de outras artistas, ta... é que senão o post naõ vai ter fim!!! hehehe
Mais tarde volto com outros!
bj
--------------------New
Oba!! Mais uma contribuição da Patri!!!!
Vou reproduzir no post o que ela escreveu no comentário pq alguém pode não ler o comentário e daí perde a explicação maravilhosa que ela fez!!! bjjjssss e super obrigada Patri!

"Eu adoro tudo que é diferente e que podemos usar nossa criatividade e adaptar para nossos interesses...Também pesquisei muito sobre o assunto e até cheguei a escrever um artigo sobre essas formas artísticas no blog meu e da Gê...

Só completando um pouco o que vc escreveu sobre Assemblage, além de ser algo tridimensional o que o destaca das outras artes é que ele trabalha com o que chamamos "found objects". Found objects nada mais são que objetos encontrados no nosso dia a dia e incorporados na arte. Pode ser um relógio antigo, um parafuso, um vidro, uma moeda, um jogo de dominó... O DeMeng usa muito isso, ele é hábil com ferro e faz verdadeiras obras primas.

Nem sempre as collages são mixed media. O trabalho da Claudinne, por exemplo, é dito como collage mesmo, não consigo encará-lo como um mixed media. Por exemplo, nessa tela minha, que vc postou, tem desenho, pintura, giz de cera, cera de abelha, pasta de modelar, glitter, papel, canetas, brocal, arame... O mixed media é isso, um aglomerado de coisas diferentes juntas. Não basta ser quadro com tinta e papel para ser um mixed media... Precisa haver outras "técnicas" misturadas ou várias formas artísticas juntas. Uma ótima artista de mixed media que esqueci de te falar é a Milliande.
E a Suzi Blu é hilária mesmo, mas amo os trabalhos dela.
Desculpe a intromissão hihihi..."

Opa! Intromissões assim são sempre bem vindas!!! Super beijos e obrigada!

7 comentários:

Mah Facchini disse...

Oi Sueli,

Muito legal o artigo, aliás, seu blog inteiro está ótimo!!! Sempre passo para ver se tem novidades por aqui!

Foi bom te encontrar ontem no bazar da Olimpia, pena que foi rapidinho e nem conversamos muito. Espero que na feira a gente possa conversar um pouco mais!

Bjinhus

Mah Facchini

Rosa K disse...

Adorei seu artigo!!!
É muito bom conhecer sempre um pouco mais!!!
Eu já tinha ouvido falar de Mixed media, mas agora fiquei sabendo um pouco mais!!!
Tem selinho pra vc lá no meu blog!!!
Bjs

Mayumi disse...

Su querida, estamos em sintonia!!! Eu tbm. amo mixed media!!! acho lindo demais!!! comprei alguns livros e estou esperando outros que encomendei na Amazon semana retrasada :) assim que chegarem te mostro! Amo os trabalhos das meninas que vc. indicou, são maravilhosos!! Luzinha, Adliz, Rê Pacheco, Gil Jussara, todas que vc. citou arrasam demais!!!
Tive a oportunidade de ter uma aula com a Donna Downey e além do show de talento, as aulas delas são super divertidas!!! dá vontade de fazer todas as aulas dela, né?
Um enorme beijo e maravilhosa semana!!!

Cynvilela disse...

Su querida, q legal vc começar a se interessar por mixed-media!!!! Coincidentemente, acabei de postar um ATC meu lá no blog. Vai lá ver!
Ah! E lá, na minha lista dos blogs q eu gosto tem o link do blog da Emily (ela teve nenen ontem - homem - chama Banjo, pode?) e ela é realmente maravilhosa!!!!
bjs

Cynvilela disse...

Su, olha eu de novo!!! Eu tenho uma lista grande de livros sobre collage e mixed-media, se vc quiser me manda um email q mando p/ vc!!!!
bjs

patri oliveira disse...

Eu adoro tudo que é diferente e que podemos usar nossa criatividade e adaptar para nossos interesses...
Também pesquisei muito sobre o assunto e até cheguei a escrever um artigo sobre essas formas artísticas no blog meu e da Gê...
Só completando um pouco o que vc escreveu sobre Assemblage, além de ser algo tridimensional o que o destaca das outras artes é que ele trabalha com o que chamamos "found objects". Found objects nada mais são que objetos encontrados no nosso dia a dia e incorporados na arte. Pode ser um relógio antigo, um parafuso, um vidro, uma moeda, um jogo de dominó... O DeMeng usa muito isso, ele é hábil com ferro e faz verdadeiras obras primas.
Nem sempre as collages são mixed media. O trabalho da Claudinne, por exemplo, é dito como collage mesmo, não consigo encará-lo como um mixed media. Por exemplo, nessa tela minha, que vc postou, tem desenho, pintura, giz de cera, cera de abelha, pasta de modelar, glitter, papel, canetas, brocal, arame... O mixed media é isso, um aglomerado de coisas diferentes juntas. Não basta ser quadro com tinta e papel para ser um mixed media... Precisa haver outras "técnicas" misturadas ou várias formas artísticas juntas.
Uma ótima artista de mixed media que esqueci de te falar é a Milliande.
E a Suzi Blu é hilária mesmo, mas amo os trabalhos dela.

Desculpe a intromissão hihihi...

Bjuss
Patri

patri oliveira disse...

Não tinha visto mesmo vc colocar a Milliande, sorry....
E qto a Claudine, pode até ser que ela tenha se aventurado no mundo mixed media, mas ela é conhecida como artista collage mesmo, já li todos os livros dela e o que a caracteriza são as "collage", Vamos dizer que é a marca registrada dela. E ela não sai muito disso não. Os trabalhos dela são muito semelhantes entre si.
Eu até estava querendo transcrever o artigo que escrevi ano passsado sobre isso no Creative Scrappers, pois vejo que tem gente que nem conhece sobre o assunto mesmo.

Bjusss