terça-feira, 9 de junho de 2009

Scrapbooking de baixo custo: printables

Olá queridas!

Continuando a série, vamos falar de printables, ou seja, muita coisa prontinha que tem por aí (tags para journaling, imgs, "papéis", capas para bloquinhos, moldes, enfeites em geral) que nós só precisamos imprimir para cortar e colar onde quisermos em nosso scrapbooking!

Muitos designers produzem coisinhas lindas e deixam de graça para nós baixarmos (Freebies) para ajudar a divulgar seu trabalho e sua loja virtual ou por simples generosidade mesmo.

Também existem diversas lojas que vendem kits digitais, que considerando o valor dos materiais para scrap, são até baratos e rendem para sempre pq vc pode imprimir qtas vezes quiser e ainda customizar conforme sua necessidade. É lógico que nesses casos, os kits acompanham os Termos de Uso do kit, que pode ser comercial ou particular.

Normalmente estão em formato PDF ou em formato de imagem, JPEG, JPG, GIF ou ainda, formato para ser usado no Photoshop, PNG (depois vou pesquisar qual as outras extensões).

Além das imagens prontas produzidas, também temos o gênero Fontes e Dingbats, que podem ser instaladas em seu computador e impressas. Só é preciso tomar cuidado para não encher demais o seu computador com tudo isso, senão ele vai ficar muito leeennntttoooo! E eu, particularmente, detesto computador lento! hehehe

A saída, as imgs e kits vc guarda em DVD ou CD e fontes e dingbats, apesar de não serem arquivos gigantescos, se vc instalar todas, vai ficar lento sim, então... vc deixa numa pastinha especial do seu computer e só abre na hora de usar.
Aqui está um link com dicas de como proceder para não ficar com máquina lenta, além de outros sites para baixar fontes! Ou seja:
"ANTES de abrir o programa vá na sua pastinha , e dê dois cliques nos ícones das fontes que quer usar. Pode carregar todas as que quiser. Abrirá uma janela de visualização pra cada fonte e é só minimizá-las. Quando você abrir o Photoshop ou qualquer outro programa de edição, elas já estarão carregadas. Depois de usar é só fechar as janelas de visualização e pronto, não vai ficar nada “pesando”, no seu computador". Citação literal de Digiscrap4all!

Se quiser, faça um mini-catálogo com as fontes e dingbats que vc tem para ficar fácil de achar depois.

Se bem me lembro, no fórum Creative Scrappers tinha uma dica ótima sobre isso! Vou pesquisar e depois volto com maiores informações.

Bom, aí vai as amostras de como fazer coisas lindas com esse material:

Kits Digitais (por acaso esses kits que elas estão usando são pagos, mas... pode-se fazer com os freebies, ok)



Mayumi (todas imagens recortadas são do kit digital)



















Lari Albernaz (borboletas, flores e folhas são do kit digital)










Regiane Aguiar (todas as molduras, a bonequinha, a mesa, as flores e o chão (um "papel" para ser impresso) são parte do kit).













Adliz Jamile (o monstrinho e as notas musicais são dingbats e me lembro bem, essas árvorezinhas ela desenhou e ofereceu como freebie qdo ela fez esse banner!)







Dee Bravo (prédios, avião, carro, pessoas, carrinho de supermercado, são dingbats)




Kátia Heringer

Olha que gracinha esses dingbats!! hehehe


Agora, onde encontrar essas belezuras?

A Dee Bravo sugeriu um site bem legal para baixar as fontes e dingbats e pelo que andei procurando, é realmente um dos melhores, então aí vai:
-DaFont
Depois entrem no blog dela que ela tem um post exatamente sobre isso.

Freebies! Vixi, muitos sites mesmo, mas se vc não quer ter muito trabalho para procurar, quinzenalmente o fórum DigiScrapMemories posta quilos de freebies para serem baixados (kits lindíssimos, diga-se de passagem!). Tb tem a DigiScrao4all!

Além desse site, tb temos o blog da Si Alem, que volta e meia está publicando seus achados!

Veja também:
-Creative Comforts blog com bloquinhos, etc.
-Vintage Glam blog tem suas fridays freebies com fontes, cartões, bloquinhos, etc.

Agora, se vc quer investir um pouquinho, o site Two Peas in a Bucket tem muitos kits digitais, além fontes e dingbats. Esses da Kátia, da Regiane e da Lari vem de lá!

Os sites de vendas de kits digitais e fóruns dedicados ao tema normalmente tem uma seção de freebies:
-Two Peas in a bucket: fontes e kits
-Creating Keepsakes
-Scrapbook etc
-Memory Makers

Bom, por enqto é isso.
Depois eu volto com mais!
bjss

6 comentários:

Carmem Lucia Calvo disse...

Sueli, estou amando suas dicas!!!!!
Bjs :)

Mayumi disse...

Sueli querida!!! Tbm. estou amando esses posts maravilhosos!!! Obrigada pelas dicas maravilhosas e por mostrar meu trabalhinho aqui no seu cantinho tão gostoso!!! vc. é um doce, amiga!!! estava meio "jururu" por causa de uma gripe chatinha que nos pegou aqui, mas vi seu carinho logo de manhã e já fiquei bem melhor!!! Que benção ter amigas como vc.!!! Obrigada!!
Beijocas,
Mayumi

Adliz Jamile disse...

Nossa Su... Que máximo estes artigos!!! ARRASOU TOTAL!!!! Muito legal mesmo, adorei!!!
E no meu banner, as flores nas extremidades da frase "pela liberdade de criação" também são de um kit digital!!!
Beijocas

Dee Bravo disse...

Olá Sueli,
Obrigada por me linkar.
Amei seu blog!! vou add!
beijos

Suzana disse...

Sueli, suas dicas são preciosas! Principalmente nesses tempos de crise! ESTOU AMANDO!

Regiane disse...

Oi Sueli,
Obrigada por avisar.
Adorei o texto e as dicas são ótimas. Fico feliz que escolheu um trabalho meu.
Parabéns pelo blog, vou passar mais por aqui!
Beijos e um bom feriado!
Re