segunda-feira, 13 de julho de 2009

Scrapbooking de baixo custo! tinta acrílica

Oie! Mais algumas pesquisinhas que andei fazendo.

Agora vou falar um pouco sobre um produto específico: Tinta acrílica! Baratinha! Encontrada em qlq lojinha de artesanato, papelaria, bazar...
E é completamente versátil! Pode ser aplicado em transparência, papel, chipboard, e serve para carimbar imgs, para fazer backgrounds, papéis customizados, e dar aquele detalhezinho que estava faltando no seu LO para torná-lo só seu!

O que usar para aplicar tinta acrílica: pincel! hehehehe tanto os fininhos quanto aqueles que parecem uns tufos (pincéis usados para stencial - brochas?), rolinho, carimbos, plástico bolha, papelão, spray, as próprias mãos (como a Megui) e qlq coisa que estiver bobeando pela frente (copos, guardanapos rendados...).
Só um detalhe antes: Comprar tinta que seja a base de água. Realmente fico na dúvida se as tintas que vem escrito PVA são recomendáveis. Se alguém souber, por favor me avisem para eu complementar esse post.

Especialistas na área: a que usa e abusa, faz mil coisa com ela é a MEGUI Assano (DT do Scrap Diary! Caramba que criatividade! E já fazendo comercial, ela tem uma apostila a venda lá no SD que é show de bola! VALE muito a pena!! Não vou colocar aqui os detalhes que ela colocou na apostila pq se não não vale né. Vou tentar angariar o que andam fazendo por aí e que tem conteúdo disponível na internet, mas como certeza ela é a minha referência!

Ah! Uma dica que veio da Megui: Assistir o Mister Maker do Discovery Kids!hahaha Pois é, ela me falou no Fun Scrap Party II que uma idéia que ela teve veio de lá... e depois que ela falou, eu comecei a assistir junto com meu filho e não é que todo programa tem uma seção dedicada às tintas? D+ essa dica viu Megui! Obrigada!


Só esqueci de dizer o que foi feito né: Carimbamos o fundo com papelão cortado em tiras e usamos exatamente a parte que aprecia algumas ondulações. Deu para entender?

Ah! Adinês do Creative Scrappers tb indicou um site que é show de bola! Customizar transparências com tinta acrílica! Vale muito a pena! Vou compilar aqui algumas delas com a devida citação: Zibuline (Detalhe, não entendo uma palavra em francês! hehehe mas dá para entender pelas imgs).

E se não me engano, a Lu Oliveira também criou uma série de post no Creative Scrappers sobre uso da tinta acrílica. Passem lá para ver!

Bom, falei demais (pra variar). Agora é mãos a obra!
No ScrapDiary tinha esse dica: usa a tinta acrílica para pintar a transparência por trás com tinta acrílica, para ressaltar algumas palavras ou somente para adicionar um pouco de textura e cor. Fica legal pintar cada pedaço da transparência de uma cor diferente, ressaltando várias imagens.

Aqui ela carimbou com tinta acrílica:


Pintar com rolinho para fazer um fundo para a foto na transparência.

Acho que uma das formas de uso da tinta acrílica que mais vejo por aí é essa, carimbar com plástico bolha! Fica show!


Usando a tinta acrílica em caneta (Posca). Desenhou doodles e bordas, ficou bem interessante. Tb foi em transparência.

Batendo com pincelzinho para ficar marca no fundo.


Usou uma talagarça como máscara e bateu o pincel de esponja e ficou um rResultado da pintura em cima de talagarça.










Tinta acrílica espirrada com escova de dente ou as mãos.

A Megui faz direto com as mãos e eu tb testei, acho q ficou ótimo tb!










Aqui com o uso de máscaras.
Agora olha o que a Dea Haenel faz depois da aula de tinta acrílica que a Megui deu: ela usou tinta acrílica diluida em água, usou como máscara talagarça e um papel com bolinhas recortadas e ainda carimbou com papelão descascado.
E aqui a Megui! eba! Vejam as carimbadas em vermelho! Era isso que eu estava falando... de carimbar com o ladinho do papelão!















Aqui um fundo clássico e maravilhoso da Megui, todo com chuviscos branquinhos!!

E aqui a Dany Peres usando tinta acrílica no fundo do título dela. Já vi em outra situação, mas dica que ela deu, sempre que tiver um background estampado ou um fundo que faça com que seu título fique meio apagado, passar tinta acrílica no fundinho para destacar o título (27.11.09)! Fala se não funciona!! hahahha Dela, tudo é lindo!!! hehehee

Já fiz uma vez tb e achei que destacou meu título sim! É que o meu ficou feio, melhor pegar exemplo dela! ;-)


Bom, acho que é isso!!
bjjjsssss



3 comentários:

CAPITU disse...

AMEI, AMEI, AMEI seu blog! Essas dicas de como fazer scrap sem gastar rios de dinheiro eram tudo o que eu precisava!
Eu estava pesquisando nem me lembro mais o que sobre scrap, caí no seu blog e fiquei por aqui desde ontem!
Aliás, ontem à noite mesmo usei uma das suas dicas: a de usar o negativo das letras. Tão simples, tão óbvio e nunca tinha me ocorrido. Vou fazer propanga de você no meu blog (que não é só de scrap) e vou ler seu blog de ponta a ponta!
Amo fazer scrap book, mas não tenho rios de dinheiro para gastar! rsrsrs
Vou te dar uma dica para você postar, se é que já não postou: como eu moro em São Paulo, muitas das coisinhas que eu uso nos meus scraps eu compro lá na 25 de Março. Aquele lugar é fabuloso! Você acha de tudo!
Beijão e parabéns pelo blog! É o melhor que eu visitei até hoje e é o único que dá vcontade de ficar sentada, lendo tudo!

Ondina disse...

Olá Sueli,
Indiquei esse post sobre tinta acrílica lá no blog Scrap Sale. Se puder vai lá ver.
Bj

Santa Clara Artesanato disse...

Obrigada por partilhar dicas essenciais pra quem tá começando como eu...rss
Vim te convidar a participar da divulgação de blogs no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/